Quando as crianças veem seus pais fazendo escolhas de estilo de vida que são menos prejudiciais ao meio ambiente, é muito mais provável que eles façam o mesmo quando crescerem.

É claro que, além de modelar o comportamento correto, também há coisas que você pode fazer para criar momentos de ensino. Se você não tem certeza por onde começar, aqui estão algumas ideias para ensinar as crianças sobre sustentabilidade e reduzir a pegada de carbono da sua família no processo:



  1. Caça ao tesouro ecológica: Crie uma caça ao tesouro com uma lista de itens ecológicos que as crianças podem encontrar em casa ou ao ar livre. Esta atividade ajudará as crianças a aprender sobre diferentes itens sustentáveis e entender como podem usá-los para reduzir sua pegada de carbono.

  2. Projetos de faça você mesmo: Incentive as crianças a criar projetos de faça você mesmo usando itens recicláveis como caixas de papelão, garrafas e latas. Isso ensinará às crianças a importância da reciclagem e como criar algo novo a partir de itens que seriam descartados.

  3. Cozinha sustentável: Ensine às crianças sobre cozinha sustentável, como usar produtos locais, reduzir o desperdício de alimentos e usar métodos de cozimento energeticamente eficientes. Isso ensinará às crianças sobre a importância de escolhas alimentares sustentáveis e como pode ajudar a reduzir sua pegada de carbono.

  4. Registro da natureza: Incentive as crianças a observar e documentar seu ambiente local em um registro da natureza. Esta atividade ajudará as crianças a se conectarem com a natureza e entender como os humanos impactam o meio ambiente.

  5. Jogos ambientais: Jogue jogos educativos com as crianças que as ensinem sobre sustentabilidade, como jogos de tabuleiro com temas ecológicos ou jogos online que ensinem sobre o impacto do lixo plástico no meio ambiente.



  6. Auditoria de lixo: Conduza uma auditoria de lixo com as crianças para identificar quais itens podem ser reciclados. Esta atividade ajudará as crianças a entender a importância de reduzir o lixo e como descartar corretamente diferentes itens.



  7. Compras sustentáveis: Leve as crianças a uma feira de agricultores local ou a um supermercado sustentável para ensiná-las sobre hábitos de compras sustentáveis. Incentive-as a procurar por produtos orgânicos e produzidos localmente, e ensine-as sobre opções de embalagens sustentáveis.



  8. Desafios de sustentabilidade: Crie desafios para as crianças reduzirem sua pegada de carbono, como reduzir o uso de água, reduzir o uso de energia ou reduzir a quantidade de plástico que usam. Isso ajudará as crianças a entender o impacto de suas ações no meio ambiente.

  9. Arte sustentável: Incentive as crianças a criar arte usando materiais naturais como folhas, flores e pedras. Esta atividade ensinará às crianças sobre a beleza da natureza e como apreciá-la.



  10. Passeios ambientais: Leve as crianças em passeios para reservas naturais locais, parques ou outros locais sustentáveis. Isso ajudará as crianças a se conectarem com a natureza e entender a importância de preservar os recursos naturais.

No geral, essas atividades ajudarão as crianças a entender a importância da vida sustentável e como suas ações podem ajudar a ter um impacto positivo no meio ambiente.

20 de abril de 2023 — Darren Enthoven